sexta-feira, 1 de julho de 2011

TATI, A GAROTA - Interpretação e Análise Textual

Leia com atenção o texto a seguir e responda as atividades propostas.

TATI, A GAROTA
(Aníbal M. Machado)
No dia de Natal a praça amanheceu vibrante de campainhas, atravessada por dezenas de bicicletas novas, luminosas. Nenhuma criança quis emprestar a sua a Tati.
Sentada no banco, olhando com inveja para as que se divertiam, estava indignada com Papai Noel, que não lhe trouxera nada. Desde o ano passado guardara essa mágoa. O velho só botava brinquedo para as outras crianças. Resolveu queixar-se a sua mãe, levando pela mão a pretinha Zuli, que também não ganhou nada. Na praça, já se tinha acamarado com outras que ficaram chupando o dedo, de longe. Sua mãe, sendo tão poderosa, devia ter conseguido de Papai Noel alguma coisa. Uma freguesa prometera um brinquedo que nunca mais chegava. Mas o ideal de Tati, o que ela desejava mesmo, era uma bicicleta. Não a tendo obtido, retirou da gaveta Carolina e Gere e arranjou-se com os dois. Manuela sentiu a solidão da filha. Amargurou-se ao vê-la brincar com Gere, todo esfrangalhado, como sempre. Levou-a ao alto de Santa Teresa. Lá em cima, um português veio brincar com a menina, enquanto a mãe contemplava o oceano. Ao descerem do bonde, à noitinha, já a criança dormia no colo.
Na verdade, que descia do bonde era só Manuela, porque a filha vinha descendo de bicicleta, uma linda e macia bicicleta, como não havia na praça. As outras crianças faziam ala para vê-la passar... e Tati passava fazendo vibrar as campainhas com orgulho, um pouco pálida, os cachos de cabelos esvoaçando... sentia uma delícia enorme naquela corrida. O bondezinho chegou ao viaduto, a mãe teve que acorda-la para a baldeação próxima. Foi o único trecho que Tati viajou de bonde, dormindo logo em seguida para retornar a sua bicicleta macia e velocíssima. Zuli, a pretinha viajava na garupa...

ATIVIDADES
1. Assinale a única alternativa que está de acordo com o texto:
a) Todas as crianças que estavam na praça ganharam bicicleta, menos Tati.
b) Tati ganhou vários presentes do Papai Noel, mas o que ela queria era uma bicicleta.
c) Tati vai procura sua mãe para queixar-se da pretinha Zuli.
d) Tati experimenta um sentimento de indignação contra as crianças que se divertem.
e) “ficaram chupando o dedo de longe” é uma expressão que caracteriza as outras crianças que não ganharam nada.

2. Sobre a sua mãe, Tati pensa que:
a) Ela é muito poderosa e que devia ter conseguido do Papai Noel alguma coisa.
b) Ela prometeu um brinquedo, mas não cumpriu a promessa.
c) Não lhe deu a bicicleta por que não quis.
d) Em vez de bicicleta, deu-lhe outros brinquedos para agradá-la.
e) Ela se esqueceu de pedir ao Papai Noel o presente que tanto desejava: a bicicleta.

3.Uma das alternativas não corresponde ao que está no texto. Assinale-a:
a) Quem prometeu um brinquedo a Tati foi a freguesa de sua mãe.
b) A freguesa de sua mãe cumpriu a promessa.
c) Há um sentimento de camaradagem entre Tati e as crianças que não ganharam nada
d) Manuela sentiu-se amarguarada por que viu sua filha entreter-se com um brinquedo velho.
e)Manuela levou Tati para passear.

4. Assinale a alternativa que não corresponde à descrição de Tati andando de bicicleta:
a) Fazia vibrar as campainhas com orgulho.
b) Estava sozinha.
c) Os cachos do cabelo esvoaçavam.
d) Sentia uma delícia enorme naquela corrida.
e) Divertia-se com aquela corrida.

5. Sobre a viagem de retorno é incorreto afirmar que:
a) Manuela viajou de bonde e Tati viajou de bicicleta.
b) Quando voltaram já era noite, e Tati adormeceu no colo da mãe.
c) A bicicleta de Tati era linda e macia, como não havia igual na praça.
d) Tati fez todo o percurso de volta viajando em sua linda bicicleta.
e) No sonho, que viajava na garupa da bicicleta era Zuli, a pretinha.

6. Assinale a alternativa incorreta:
a) No texto, fala-se de bicicletas reais e de uma bicicleta irreal.
b) Depois de indignar-se com o Papai Noel e queixar-se à mãe, Tati desiste de ganhar uma bicicleta.
c) Na primeira parte da viagem, os personagens são Tati e as outras crianças; na segunda parte, os personagens são Tati e Zuli.
d) No texto, o ideal virou sonho, e a fantasia do sonho acrescenta à realidade delícias superiores.
e) A seqüência “Manuela sente, amargurar-se, leva Tati a passeio, carrega-a no colo” demonstra que houve uma mudança no comportamento de Manuela.

7. Assinale a relação incorreta:
a) Inveja – crianças que se divertiam.
b) Afeto – Zuli.
c) Indignação – Manuela.
d) Orgulho – bicicleta.
e) Mágoa – Papai Noel.

8. Qual alternativa que não corresponde ao que está no texto:
a) Se nenhuma criança quis emprestar sua bicicleta à Tati, concluímos que Tati pedira emprestadas as bicicletas de várias crianças.
b) Se Tati estava magoada, desde o ano passado e,, agora, indignada com o Papai Noel, podemos concluir que Tati não tinha, ainda, perdida confiança em Papai Noel.
c) Se Tati foi queixar-se à mãe que, sendo tão poderosa, nada consegui de Papai Noel, podemos deduzir que Tati esperava que a freguesa cumprisse a promessa.
d) Se Papai Noel “só botava brinquedo para as outras crianças”, podemos descobrir que Papai Noel discriminava muitas crianças.
e) Se a garota “retirou da gaveta Carolina e Gerê e arrumou-se com os dois”, podemos pensar que Tati sabia “se virar”, reencontrando a alegria nos brinquedos.

9. Leia, com atenção, as frases a seguir, observando o conectivo negritado. Depois, assinale a alternativa cujo conectivo não reproduz o encadeamento do texto.
a) A praça amanheceu vibrante de campainhas embora fosse atravessa por dezenas de bicicletas.
b) A praça era atravessa por dezenas de bicicletas, mas nenhuma criança quis emprestar a sua a Tati.
c) Desde o ano passado, Tati guardara essa mágoa porque o velho só botava brinquedo para as outras crianças.
d) O velho só botava brinquedo para as outras crianças. Por isso, resolveu queixar-se à sua mãe.
e) Manuela, entretanto, sentiu a solidão da filha.

10. As palavras acamarado, esfrangalhado e ala podem ser substituída respectivamente, por:
a) Unido, esfarrapado, fileira.
b) Entrincheirado, dilacerado, fila.
c) Aparecido, destripado, aba.
d) Emendado, rasgado, lado.
e) Mancomunado, esfolado, cordão.

11. Qual a situação social vivenciada por Tati e a mãe? Justifique sua resposta.

12. Podemos caracterizar o texto como literário ou não-literário? Por quê?

13. Liste do texto:
10 substantivos ( sabendo-se que substantivo é a palavra que nomeia os seres, as coisas, os sentimentos...) –

05 pronomes (sabendo-se que estes substituem os nomes) –

05 adjetivos ( sabendo-se que os adjetivos qualificam os nomes (substantivos) –

10 verbos (os quais representam ações praticadas pelos substantivos ou sujeitos) -


14. Uma mesma palavra pode representar significados diferentes de acordo com o contexto em que estão inseridas. Crie situações empregando significados diferentes às seguintes palavras do texto: banco, velho, ideal.

15. Qual o significado da expressão “ficaram chupando o dedo”?


16. Qual o significado da palavra “arranjou” na frase: “Retirou da gaveta Carolina e Gere e arranjou-se com os dois”? Que outros significados pode-se atribuir a ela? Exemplifique com frases.






BOM TRABALHO!!!
Profe. Marinês

2 comentários: