sexta-feira, 1 de julho de 2011

PROPOSTA DE REDAÇÃO - QUE FAZER PARA ALCANÇAR O SUCESSO PROFISSIONAL?

TEMA I

FALAR E ESCREVER, EIS A QUESTÃO
A partir das idéias contidas nos textos que seguem abaixo, produza um texto, em prosa, de 20 a 25 linhas, expondo seu ponto de vista acerca de questionamentos como: Será que falamos a mesma língua que lemos e escrevemos? Por que temos tanta dificuldade em escrever textos em português? Lembre-se de atribuir um título original ao seu texto.
Texto A


Texto B
“O ideal é que o aluno seja poliglota na própria língua, que ele aprenda o número de realidades da sua língua e até a língua padrão, porque senão vai cometer vários erros de tradução na própria língua”.
(Evanildo Bechara. Ser poliglota na própria língua. In.: MAIA, Português. Série Novo Ensino
Médio.2003. p. 10).


TEMA II
Luis Fernando Veríssimo se autodenomina um gigolô das palavras e diz ter com elas “a
exemplar conduta de um cáften profissional”. À parte o efeito humorístico de tais declarações, identificamos, nessas palavras do cronista, seriedade e domínio técnico da arte de escrever, o que lhe garante ser hoje o maior escritor brasileiro vivo do gênero. Na sua opinião, existe uma receita para que se chegue ao êxito profissional? Basta a paixão pelo que se faz? Ou é necessário, antes de tudo, disciplina e dedicação? Com base nessas reflexões, disserte sobre o tema O QUE FAZER PARA ALCANÇAR O SUCESSO PROFISSIONAL?

Nenhum comentário:

Postar um comentário