"Arrumar o homem"
( Dom Lucas Moreira Neves Jornal do Brasil, Jan. 1997)
Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para contar. Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei e, por isso, tenho-a como verdadeira. Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano: "Se não é verdadeira... é muito graciosa!"
Estava, pois, aquele pai carioca, engenheiro de profissão, posto em sossego, admitido que, para um engenheiro, é sossego andar mergulhado em cálculos de estrutura. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, não cessava de atormentá-lo com perguntas de todo jaez, tentando conquistar um companheiro de lazer.
A idéia mais luminosa que ocorreu ao pai, depois de dez a quinze convites a ficar quieto e a deixá-lo trabalhar, foi a de pôr nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça trazido da última viagem à Europa. "Vá brincando enquanto eu termino esta conta". sentencia entre dentes, prelibando pelo menos uma hora, hora e meia de trégua. O peralta não levará menos do que isso para armar o mapa do mundo com os cinco continentes, arquipélagos, mares e oceanos, comemora o pai-engenheiro.
Quem foi que disse hora e meia? Dez minutos depois, dez minutos cravados, e o menino já o puxava triunfante: "Pai, vem ver!" No chão, completinho, sem defeito, o mapa do mundo.
Como fez, como não fez? Em menos de uma hora era impossível. O próprio herói deu a chave da proeza: "Pai, você não percebeu que, atrás do mundo, o quebra-cabeça tinha um homem? Era mais fácil. E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!"
"Mas esse garoto é um sábio!", sobressaltei, ouvindo a palavra final. Nunca ouvi verdade tão cristalina: "Basta arrumar o homem (tão desarrumado quase sempre) e o mundo fica arrumado!"
Arrumar o homem é a tarefa das tarefas, se é que se quer arrumar o mundo.
01. O título dado ao texto:
(A) representa a tarefa que deveria ser executada pelo menino;
(B) indica a verdadeira finalidade do jogo de quebra- cabeça;
(C) mostra a desorganização reinante na família moderna;
(D) assinala a tarefa básica inicial para a organização do mundo;
(E) demonstra a sabedoria precoce do menino da estória narrada.
02. A frase do menino: E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado! mostra que:
(A) o pai do menino desconhecia a brilhante inteligência do filho;
(B) o menino tinha uma visão crítica do mundo bastante apurada;
(C) o menino já havia feito a mesma tarefa antes;
(D) o autor do texto quer mostrar a sabedoria do menino;
(E) o menino descobrira um meio mais fácil de completar a tarefa.
LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER A QUESTÃO PROPOSTA:
MAIS UMA VEZ
(Renato Russo e Flávio Venturini)
Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está
Do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém
Em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Nunca deixem que lhe digam
Que vale a pena acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém.
03. O melhor verso que evidencia a função de linguagem apelativa é:
a) “Se você quiser alguém em quem confiar / confie em si mesmo.”
b) “ Tem gente que machuca os outros”
c) “ Mais uma vez , eu sei”
d) “Mas deveria estar do lado de lá”
e) “Acreditar no sonho que se tem.”
04. Leia o seguinte o seguinte texto de Ubirajara Inácio de Araújo:
“Todo texto é uma sequência de informações do início até o fim, há um percurso acumulativo delas. Às informações já conhecidas, outras novas vão sendo acrescidas a estas, depois de conhecidas, terão a si outras novas acrescidas e, assim, sucessivamente. A construção do texto flui como um ir e vir de informações, uma troca constante entre o dado e o novo.”
É correto afirmar que, nesse texto, predominam:
a) Função referencial e gênero do tipo dissertativo.
b) Função fática e gênero do tipo didático.
c) Função poética e gênero do tipo narrativo.
d) Função expressiva e gênero de conteúdo dramático.
e) Função conativa e gênero de conteúdo lírico
05. O início de da nossa formação literária se encontra no século XVI, com o Quinhentismo. Dela fazem parte:
a) As obras produzidas pelos degredados que eram obrigados a se instalar no Brasil.
b) Os escritos que os donatários das capitanias hereditárias faziam ao rei de Portugal.
c) Os relatos dos cronistas viajantes e missionários europeus sobre a natureza e o homem brasileiros;
d) As produções arcádicas.
e) As poesias de Gregório de Matos.
06. Considere os fragmentos abaixo, respectivamente, da canção Amor Maior, da banda Jota Quest, e do Soneto do Maior Amor, de Vinícius de Moraes.
AMOR MAIOR
Eu quero ficar só
Mas comigo só
Eu não consigo
[...]
É preciso amar direito
Um amor de qualquer jeito
Ser amor a qualquer hora
Ser amor de corpo inteiro
Amor de dentro pra fora
Amor que eu desconheço
Quero um amor maior...
Um amor maior que eu
[...]
SONETO DO AMOR MAIOR
Maior amor nem mais estranho existe
Que o meu, que não sossega a coisa amada
E quando a sente alegre, fica triste
E se a vê descontente, dá risada.
Sobre os fragmentos acima, são feitas as seguintes afirmações.
I - Os dois poetas exaltam um sentimento amoroso intenso, mas não correspondido pela amada.
II - Tanto a canção do grupo Jota Quest quanto os versos do soneto de Vinícius apresentam uma rigidez formal típica da poesia contemporânea.
III - Os versos de Vinícius manifestam sentimentos contraditórios em relação à amada, enquanto os cantados pela banda evidenciam um desejo de um amor completo, totalizante.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.
Texto para a questão 07
"Navegar é preciso, viver não é preciso". Esta frase de antigos navegadores portugueses, retomada por Fernando Pessoa, por Caetano Veloso sabe-se lá por quantos mais citadores ou reinventores, ganha sua última versão no âmbito da informática, em que o termo navegar adquire outro e preciso sentido.
Na nova acepção, em tempos de internet, o lema parece mais afirmativo do que nunca. Os olhos que hoje vagueiam pela tela iluminada do monitor já não precisam nem de velas, nem de versos, nem de fados: da vida só querem o cantinho de um quarto, de onde fazem o mundo flutuar em mares de virtualidade nunca dantes navegados.
Considere as seguintes afirmações:
I. A significação das palavras constitiu um processo dinâmico e supõe o reconhecimento histórico de seu emprego.
II. As expressões "velas”, "fados"e "nunca dantes navegados" ligam-se ao contexto primitivo do velho lema.
III. Desligando-se de suas raízes históricas, as palavras apresentam-se esvaziadas de qualquer sentido.
07. Conforme se pode deduzir do texto, está correto o que se afirma
A) apenas em I e II.
B) apenas em I e III.
C) apenas em II e III.
D) apenas em I .
E) em I, II e III.
Texto 1
Em 2009 deve entrar em vigor o acordo ortográfico cujo objetivo é unificar a escrita do
português nos países que o adotam como sua língua oficial.
Observe posições a respeito disso, publicadas em Veja, de 12 set. 2007.
1 - Encaro com grande ceticismo esse acordo ortográfico. É uma reforma tímida, que não traz grandes inovações. Mas não gostei. Queria que meus tremas ficassem onde estão. Os escritores mais velhos e mais preguiçosos têm de confiar no pessoal da editoração para fazer as mudanças necessárias no texto. (João Ubaldo Ribeiro, p. 93)
2 - A unificação já devia ter ocorrido antes. É uma medida civilizada. A diferença na escrita dos países que falam português atrapalha o intercâmbio econômico e editorial. Como toda reforma, essa proposta tem suas falhas. Mas acho ótimo, por exemplo, o fim do trema. Sou a favor de tudo que vai no sentido da simplificação. (Lya Luft, p. 96)
3 - As diferenças culturais não se resolvem assim apenas com um golpe de pena. [...] a grafia cheia de letras mudas tecto, facto, acto não impediu o português José Saramago de serbest-seller no Brasil. Como a natureza, a arte e a inteligência sempre encontram uma maneira de se manifestar. Com a ajuda de uma norma culta e amplamente aceita, esse trabalho fica mais fácil. (Veja, p. 96)
Em relação ao texto 1, responda às questões 1, 2 e 3.
08. Analise as afirmações abaixo, em relação aos itens 1 e 2.
I - Os escritores João Ubaldo Ribeiro e Lya Luft apresentam opiniões conflitantes, em relação à unificação da escrita do português.
II - Para Lya, a eliminação do trema significa simplificação da língua.
III- Segundo Lya, a unificação ortográfica deveria ter ocorrido antes, por ser forma civilizada de comunicação entre os povos.
IV- Para João Ubaldo, todos os escritores mais velhos são mais preguiçosos.
Assinale a alternativa cujas afirmações se justificam pelo correto entendimento do texto.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
09. A leitura do item três permite depreender que:
a) É a norma culta, aceita amplamente, que determina as diferenças culturais existentes entre Brasil e Portugal.
b) Golpes não resolvem diferenças culturais e ortográficas.
c) A natureza, a arte e a inteligência tornam-se mais fáceis se a norma culta da língua for amplamente aceita.
d) A grafia de letras mudas, presente nos livros do português Saramago, é aceita no Brasil, sem restrições.
e) As diferenças ortográficas entre o português do Brasil e o de Portugal não impediram que os livros de José Saramago fizessem sucesso em nosso país.
10. Assinale a alternativa incorreta, em relação aos três itens.
a) Em Encaro com grande ceticismo esse acordo ortográfico. (1) a palavra sublinhada significa descrença.
b) Em As diferenças culturais não se resolvem assim apenas com um golpe de pena. (3) a expressão sublinhada pode equivaler a impensadamente.
c) As conjunções coordenadas adversativas implicam idéia de oposição.Considerando-se a oração (ou orações) antecedente(s), essa oposição não ocorre em Mas não gostei. (1), porém ocorre em Mas acho ótimo (2).
d) Em para fazer as mudanças necessárias no texto (1) há idéia de finalidade.
e) Em maneira de se manifestar (3) poderia ocorrer ênclise em relação à forma verbal no infinitivo: de manifestar-se .
11. “Naquela terrível luta, muitos adormeceram para sempre”, há:
a) pleonasmo
b) eufemismo
c)anaculto
d) polissíndeto
e) assíndeto
12. Na frase: “Todos somos os fios do tecido”, há exemplo de:
a) metonímia
b) metáfora
c) pleonasmo
d) eufemismo
e) hipérbole
13. Marque a opção em que há metáfora:
a) Minha vida é uma colcha de retalhos, todas da mesma cor.
b) Trata-se de uma pessoa que falta sempre com a verdade.
c) Cada qual procura cuidar de si mesmo.
d) Caminhar para a morte, pensando em vencer na vida.
e) Olhe, meu filho, os homens são como formigas.
14. O Humanismo surgiu na .... e seu foco de atenção era o ser humano, por isso, adotou uma visão de mundo ....
a) América - Antropocêntrica
b) Europa – Teocêntrica
c) Ásia – Politeísta
d) América – Teocêntrica
e) Europa – Antropocêntrica
15. A obra de Fernão Lopes tem um caráter:
a) Histórico-literário, aproximando-se do moderno romance histórico, pela fusão do real com o imaginário
b) Basicamente histórico, pela fidelidade à documentação e pela objetividade da linguagem científica
c) Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico e compõe cenas de grande realismo plástico, além do domínio da técnica dramática de composição
d) Essencialmente estético pelo predomínio do elemento ficcional
16. Marque a alternativa que preenche corretamente os espaços na seguinte frase: O marco inicial do Trovadorismo é ..., escrita por ....
a) Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente
b) Farsa de Santa Inês – Paio Soares de Taveirós
c) Cantiga da Ribeirinha - Paio Soares de Taveirós
d) Cantiga da Ribeirinha – Fernão Lopes
e) Cancioneiro Geral – Gil Vicente
17. Assinale a alternativa incorreta:
a) A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão
b) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações
C) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de idéias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista
d) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva
e) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista
18. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina
b) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista
c) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida
d) A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma
e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas
19. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:
a) A morte de Moema,índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama
b) O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português
c) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica
d) O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão
e) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita
20. Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?
a) Arcadismo / Iluminismo
b Arcadismo / Racionalismo
c) Arcadismo / Anti-Classicismo
d) Barroco / Contra-Reforma
e) Romantismo / Revolução Industrial
21. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:
a) Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza)
b) Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade
c) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”)
d) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras
e) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres
22. Nas palavras ''chamar'' e ''tóxico'' há, respectivamente
A) 6 letras e 6 fonemas / 6 letras e 7 fonemas
B) 6 letras e 5 fonemas / 6 letras e 7 fonemas
C) 6 letras e 5 fonemas / 6 letras e 6 fonemas
D) 6 letras e 6 fonemas / 6 letras e 6 fonemas
23. Assinale a alternativa em que as informações apresentadas para a palavra em destaque estejam totalmente CORRETAS.
A) hexacampeão: 10 fonemas, um tritongo, um dígrafo
B) companhia: 7 fonemas, um encontro consonantal, um dígrafo
C) português: 8 fonemas, um ditongo crescente, um encontro consonantal
D) quotista: 8 fonemas, um encontro consonantal, um ditongo crescente.
24 ...... seja promovida, ela dará uma festa, ...... ninguém ponha em dúvida seu sincero e imediato reconhecimento.
A frase acima ganha sentido lógico e completo preenchendo-se as lacunas, respectivamente, com as expressões:
A) Mesmo que - para que
B) Embora - a fim de que
C) Tão logo - mesmo que
D) Ainda que não - tão logo
E) Não obstante - a menos que
25. Dadas as palavras:
1) des-a-ten-to 2) sub-es-ti-mar 3) trans-tor-no
constatamos que a separação silábica está correta:
A) apenas em 3
B) apenas em 2
C) apenas em 1
D) em todas as palavras
E) n.d.a.
26. Assinale a alternativa em que a palavra não tem suas sílabas corretamente separadas:
A) in-te-lec-ção
B) cre-sci-men-to
C) oc-ci-pi-tal
D) ca-a-tin-ga
E) n.d.a.
27 Assinale a alternativa correta quanto ao uso de porque/porquê/por que/por quê.
A) Porquê você estava tão alegre?
B) Estava alegre por que vencera.
C) Você estava tão alegre por quê?
D) Por que amava, estava alegre.
28. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de homônimos/parônimos.
A) Ele parecia passar mau com a notícia.
B) Peço-lhe retificar os erros apontados.
C) Seus desfalques foram vultuosos.
D) Ao iminente cientista, nossos comprimentos.
29. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de ''onde'' e ''aonde''.
A) Aonde você esteve?
B) Aonde você vai?
C) Onde você foi?
D) Onde nós vamos?
30. A concordância nominal está errada em
A) As mãos e os pés parecem limpos.
B) Serão úteis as informações anexas.
C) O livro custou dez real.
D) A instrutora estava meio confusa.
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