sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quinhentismo - Barroco - Arcadismo --- ATIVIDADES

01. (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral
b) tem grande valor informativo
c) está a serviço do poder real
d) tem fortes doses nacionalistas
02. A literatura de informação corresponde às obras:

a) arcádicas
b) de jesuítas, cronistas e viajantes
c) barrocas
d) do Período Colonial em geral
03. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:
a) caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus
b) sobretudo documental
c) a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros
d) determinada exclusivamente pelo seu caráter literário
e) n.d.a.
04. Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?

a) Arcadismo / Iluminismo
b) Arcadismo / Racionalismo
c) Arcadismo / Anti-Classicismo
d) Barroco / Contra-Reforma
e) Romantismo / Revolução Industrial

05. Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
a) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais
b) Formalismo e perfeccionismo
c) Universalismo e racionalismo
d) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza)
e) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo
06. (MACKENZIE-SP) Assinale a alternativa incorreta:
a) A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão
b) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações
c) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de idéias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista
d) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva
e) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista
07. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina
b) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista
c) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida
d) A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma
e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas
08. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:
a) Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza)
b) Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade
c) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”)
d) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras
e) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios
09. Indique a alternativa errada:
a) O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeiras exaltação sensorial na composição das imagens e na elaboração sonora
b) O Arcadismo tendeu à obscuridade, à complicação lingüística e ao ilogismo
c) O arcadismo afirmou-se em oposição ao estilo barroco
d) Cultismo e conceptismo são as duas vertentes literárias do estilo barroco
e) O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em “agudezas”ou “sutilezas”de pensamento, com transições bruscas e associações inesperadas entre conceitos
10. Leia o texto
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar do tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais
Eu quero carneiros e cabras
Pastando solenes no meu jardim...”


Confirmando o aspecto cíclico das tendências literárias, vários temas reaparecem nas músicas contemporâneas. O texto acima, embora moderno, apresenta característica do

A) Romantismo
B) Realismo
C) Modernismo
D) Arcadismo
E) Barroco


11. "Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
As aves, que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá."

Esse poema é de qual movimento literário?

F) Arcadismo
G) Romantismo
H) Simbolismo
I) Parnasianismo
J) Naturalism

12. Castro Alves, uma das figuras que melhor interpretou e expressou o lirismo do povo brasileiro, defendeu através de suas poesias, principalmente:
A) as excelências da vida campestre em contraposição com a vida urbana;
B) a necessidade econômica do trabalho escravo;
C) o direito de liberdade para o negro;
D) a independência do Brasil;

E) a necessidade de domar a inspiração.

Texto para as questões 13 e 14.

SONETO


Pálida, à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar! Na escuma fria
Pela maré das águas embalada...
Era um anjo entre nuvens d'alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!

Era mais bela! O seio palpitando...
Negros olhos as pálpebras abrindo...
Formas nuas no leito resvalando...

Não te rias de mim, meu anjo lindo!
Por ti - as noites eu velei chorando
Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo!

(Álvares de Azevedo, Lira dos Vinte Anos)

13. Pela leitura do poema, é possível afirmar que ele expressa
a) o assombro do poeta diante da beleza da lua cheia, como que dormindo entre nuvens e refletindo seus raios sobre as águas do mar.
b) a excitação sexual de um amante ao surpreender sua amada deitada, nua, sobre as areias de uma praia à noite, iluminada à luz sombria da lua.
c) o êxtase de quem, contemplando em sonhos a luz, as flores, as nuvens e outros elementos da natureza, vê neles os sinais da divindade.
d) a irreverência de alguém que, diante da exaltação do seu amor, não se importa com o desprezo nem da sociedade nem de sua própria amada.
e) a admiração de um apaixonado diante da beleza de sua amada, que, contemplada dormindo entre os lençóis da cama, em seguida, desperta.

14. A alternativa que melhor exprime as características da poesia de Álvares de Azevedo, encontradas no poema transcrito, é a que destaca a presença de
a) antíteses construídas sobre extremos, tais como "reclinada" X "embalsamada" e "virgem do mar" X "anjo entre nuvens d'alvorada".
b) uma atmosfera de sonhos que evita a nitidez da descrição, como em "Entre as nuvens do amor ela dormia" e "Pela maré das águas embalada".
c) inversões violentas da sintaxe corrente, como em "Não te rias de mim, meu anjo lindo!" e "Era um anjo entre nuvens d'alvorada...".
d) comparações que prenunciam a morte, como em "Pálida, à luz da lâmpada sombria" e "Sobre o leito de flores reclinada".
e) uma fuga pueril e adolescente à objetividade quotidiana, como em "Não te rias de mim, meu anjo lindo!" e "O seio palpitando...".

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