domingo, 24 de fevereiro de 2013

METADE DE MIM

POEMA DECLAMADO POR OSWALDO MONTENEGRO PARA OUVIR COM OS ALUNOS

Atividade de Compreensão e Interpretação - 7º ano


TRADUZIR-SE

Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?


Compreensão e análise do poema

1. Podemos caracterizar o texto como pertencendo a que gênero?


2.  EU-LÍRICO é o ser que se manifesta no texto expressando sua subjetividade  (sentimentos e pensamentos). Quem é o eu-lírico que se manifesta? Escreva um trecho do poema em que é possível percebê-lo.

3. Para auxiliar nossa compreensão, vamos pesquisar e conceituar as palavras:
a. pondera (ponderar) –

b. permanente –

c. vertigem –

d. (outras palavras que, porventura, necessitem de conceitualização)

4. Agora vamos contextualizar as palavras pesquisadas elaborando uma ou mais frases de cada.

5. A palavra traduzir pode significar: manifestar, revelar, explicar, demonstrar, representar, simbolizar, explanar, interpretar, etc... É possível associar essas significações com o traduzir do poema? Argumente.

6. Como podemos caracterizar o eu-lírico do poema?

7. Vamos interpretar os versos:
“Uma parte de mim pesa, pondera
Outra parte delira”.


8. E os versos: “Uma parte de mim é permamente
                          Outra parte se sabe de repente”, como os interpretamos?


9. O verbo delirar pode assumir vários significados. Analise-os e escreva.

10. O título do poema apresenta uma colocação pronominal. É a ênclise. Vamos estudar algumas regras de sua utilização para, posteriormente, aplicá-las em nossas produções textuais e orais.  


11. Você está convidado a conhecer um pouco sobre o autor do poema. Para tanto, realize uma pesquisa biográfica de Ferreira Gullar para socializá-la com os colegas. Bom trabalho!!

OBS: Sugiro leitura de poema Metade de Mim de Oswaldo Montenegro e fragmento de poema de Gregório de Matos Guerra
"O todo sem a parte não é todo; 
A parte sem o todo não é parte; 
Mas se a parte o faz todo sendo parte, 
Não se diga que é parte, sendo todo" a fim de comparar e refletir.


   

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Poema MOTIVO cantado por Fagner

Sugestão do poema cantado para ouvir com os alunos ao trabalhar o mesmo

Atividade de leitura, interpretação e compreensão textual - Série: 6º ano




Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.


1º - Abordar a palavra “Motivo” a fim de conceituá-la e contextualizá-la;

2º - Entregar cópia do poema para cada aluno ler
ü  Ler
ü  Declamar (pela professora)
ü  Refletir a relação entre os termos:  “Motivo” do poema e o do nosso conceito.


3º - Compreensão e análise do texto

1.      Podemos caracterizar o texto como sendo de que gênero?

2.      EU-LÍRICO é o ser que se manifesta no texto expressando sua subjetividade  (sentimentos e pensamentos). Quem é o eu-lírico que se manifesta? Escreva um trecho do poema em que é possível percebê-lo.

3.      Para auxiliar nossa compreensão, vamos pesquisar e conceituar as palavras:
a. fugidias –

b. gozo –

c. tormento –

d. ritmada –

4. Agora vamos contextualizar as palavras pesquisadas elaborando uma ou mais frases de cada.

5. Sabemos que as palavras, em contextos diferentes, assumem significados diferenciados, assim como pertencer à classe gramatical distinta. A exemplo disso, podemos analisar a palavra  canto presente no poema. Quais seus significados? Elabore frases em que canto seja:
a. verbo –

b. substantivo –

Obs: Realizar leitura do texto de Selma Maria ‘Isso Isso”

6. Ao considerarmos a estrutura de um poema, observamos que ele se constitui de versos e estrofes.
a. O que é verso?

b. E o que é estrofe?

c. Quantos versos e quantas estrofes se encontram no poema “Motivo”?

7. Há, no poema, palavras que se opõem em significados. São chamadas antônimas ou antíteses. Cite-as:
a.

b.

c.

8. Vamos interpretar os dois primeiros versos do poema. É possível afirmar que o eu-lírico valoriza o presente ou apega-se ao passado ou ao futuro? Escreva suas considerações.

9. Em que tempo verbal o eu-lírico se manifesta? Escreva uma frase que indique.

10. A repetição da expressão “não sei”, na última estrofe, indica que estado emocional do eu-lírico?


          11. Algumas palavras apresentam sons semelhantes, mas com escrita diferente. Transcreva, do texto, palavras escritas com Ç e SS e, depois, memorize sua ortografia. 



Produção textual

Orientar os alunos na elaboração de um soneto, o qual deverá iniciar-se com o pronome eu e um verbo, à imitação de Cecília Meireles. Sugerir a atribuição de um título original.