Estado de Santa Catarina – Secretaria de Estado da Educação
1ª Gerência Regional de Educação
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER – DESCANSO –
SC
Rua Dois de Julho, 543
Código – 761000678060
Fone: (0XX) 49 3623 0254
89910-000 – Descanso – Santa Catarina
LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ANO
CAMPOS CONCEITUAIS
a. Relações sócio-culturais;
b. Tempo;
c. Espaço;
d. Relações com a natureza.
CONCEITOS ESSENCIAIS
a. Fala;
b. Escuta;
c. Leitura;
d. Escritura.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
a. Língua;
b. Dialogia;
c. Análise linguística;
d. Gênero;
e. Texto – discurso;
f. Textualidade;
g. Coesão – Coerência;
h. Intertextualidade;
i. Interdiscursividade;
j. Polissemia – Polifonia.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreender e usar a língua como
herança e veículo de participação social, interação dialógica, geradora de
significação e integradora do mundo e da própria identidade;
2. Desenvolver a capacidade de expor
ideias com desenvoltura e coerência (na escritura e na oralidade), sabendo
ouvir e respeitar opiniões diversas.
3. Reconhecer, interpretar e produzir
gêneros textuais diversos aplicando os mecanismos linguísticos adequados.
CONTEÚDOS: 6º ANO
- Leitura e compreensão de textos
(interpretação);
- Tipo e Gênero Textual –
Conceito e Produção textual a partir do meio de interação (conto, relato de
experiência, fábula, carta, e-mail, classificados, cartão postal, reportagem,
posologia, folheto de instrução, relato de pesquisa, charge, poema, texto de
opinião, cartaz)
- Reelaboração de ideias
- Expressão oral
- Aspectos gramaticais
1º BIMESTRE
Gênero textual: conto – relato de
memórias
Gramática: - Frase, oração,
período:
- Tipos de Frase
- Sujeito e predicado
(conceito e atividades)
Vocabulário contextualizado
Linguagem verbal e não verbal
Ortografia (emprego de s e z;
Acentuação
Construções frasais
Vocativo
Morfologia: - Substantivo
- Adjetivo
- artigo
2º BIMESTRE
Gênero Textual: Tradição oral –
texto explicativo
Gramática e Morfologia:
-
pronomes pessoais e indefinidos (estudo e classificação)
-
sujeito implícito e indeterminado (conceito e atividades)
- adjunto
adnominal
Ortografia: emprego de g e j
3º BIMESTRE
Gênero Textual: relato de
pesquisa, charge, poema, texto de opinião, cartaz
Gramática e morfologia:
-
adjetivo e locução adjetiva
-
pronomes demonstrativos e possessivos
-
numeral (conceito classificação e atividades)
Flexão dos Substantivos e Adjetivos
(Concordâncias nominal e verbal)
Ortografia: acentuação tônica
Palavras homônimas
4º BIMESTRE
Gênero textual: relato de
experiência, fábula, carta, e-mail, classificados, cartão postal
Gramática e Morfologia:
- verbos
(tempos, modos e conjugações)
Ortografia: Oxítonas,
paroxítonas, proparoxítonas
CONTEÚDOS: 7º ANO
- Leitura – interpretação e produção de textos narrativos,
dissertativos e descritivos : carta, conto, autobiografia, anúncio
publicitário, sinopse, poema, seminário, notícia, reportagem
- Correspondências informais
- Máximas e mínimas
- Provérbios
- Coesão e coerência
1º BIMESTRE
Gênero Textual: carta, autobiografia, conto
Gramática e Morfologia:
-
Sujeito(revisão)
- Oração
sem sujeito
- Predicado (verbal e
nominal)
-
Predicativo do sujeito
- Verbo
(modo subjuntivo)
-
Substantivos (revisão)
Ortografia: - acentuação dos monossílabos
-
emprego de X e CH
2º BIMESTRE
Gênero Textual: anúncio publicitário, poema
Gramática e morfologia: - advérbio
-
locução adverbial
- classificação
dos verbos (modo indicativo: irregulares)
-
transitividade verbal (verbos transitivos e intransitivos)
-
objetos direto e indireto
-
preposição
Ortografia:
3º BIMESTRE
Gênero Textual: seminário, notícia
Gramática e Morfologia: - linguagem figurada
-
adjunto adnominal
- aposto
-vocativo
- Ortografia: emprego de são – ção – ssão
- Acentuação das paroxítonas
4º BIMESTRE
Gênero Textual: notícia, reportagem
Gramática e morfologia: -
interjeição
- verbo imperativo
-
pontuação
Ortografia: emprego e j e g
AVALIAÇÃO
A avaliação
consistirá em um processo constante e contínuo capaz de intervir positivamente
no processo de ensino e aprendizagem. As avaliações serão realizadas por meio
de produção textual (oralmente e descritivamente), exercícios intra e
extraclasse, pesquisas, atividades individuais (provas objetivas e descritivas)
e grupais, com e/ou sem consultas.
PLANO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA–Ensino Médio
OBJETIVOS
GERAIS DO CURSO
- Criar situações para que o aluno perceba que o ensino de Língua Portuguesa é entendida como a própria linguagem posta em ação;
- Levar a perceber que a compreensão da língua é uma forma específica de interagir com o mundo;
- Oportunizar ao aluno um entendimento melhor de si mesmo por meio da linguagem;
- Reconhecer o papel da linguagem na criação estética, na construção de relações humanas significativas e no desenvolvimento da compreensão das relações sociais;
- Possibilitar a reflexão e o senso crítico;
- Desburocratizar o ler, o escrever e o falar, garantindo o efetivo domínio das atividades verbais e o contato vivo com o fazer literário;
- Refletir sobre a comunicação e os meios de comunicação de que o homem dispõe para se comunicar e reconhecer neles formas de ser, viver e conviver;
- Desenvolver estratégias de leitura
- Oportunizar o conhecimento dos diferentes tipos de romance situando-os no tempo e espaço e ampliando o conhecimento sobre cada fato histórico na realidade;
- Conscientizar e despertar o senso crítico no
aluno para o significado verdadeiro da palavra cidadão;
- Manter contato com diversos portadores
de textos, inserindo-se no contexto social como ser transformador da realidade;
- Desenvolver a capacidade de comunicar-se
por meio da norma culta;
- Produzir textos de gêneros diversos;
- Conhecer e valorizar a cultura local e
regional.
3º Ano - Ensino
Médio
CONTEÚDOS
1.º Bimestre
1.º Bimestre
·
Leitura, interpretação e Produção textual( alguns
gêneros)
·
Linguagem:
·
• Regionalismo, Gírias, Estrangeirismo.
·
Gramática:
Classes gramaticais (revisão)
Classes gramaticais (revisão)
·
• Orações coordenadas e subordinadas
·
Regência
Nominal e Verbal
·
·
Literatura:
• Pré-Modernismo;
• Vanguardas Europeias
2.º Bimestre
• Pré-Modernismo;
• Vanguardas Europeias
2.º Bimestre
·
Leitura,
interpretação e Produção textual ( carta do e ao leitor e carta argumentativa)
Gramática:
Concordância Nominal e Verbal
Ortografia
Concordância Nominal e Verbal
Ortografia
·
Literatura:
• Modernismo: 1ª, 2ª e 3ª fase;
• Modernismo: 1ª, 2ª e 3ª fase;
·
3.º
Bimestre
·
Leitura, interpretação e Produção textual: texto
argumentativo
·
Gramática:
·
Regência verbal e nominal
Ortografia
Ortografia
·
Literatura:
·
Pós- Modernismo
·
4.º
Bimestre
·
Leitura, interpretação e Produção Textual (Artigo
de Opinião e dissertação)
·
Gramática:
·
Colocação pronominal
• Pontuação;
• Crase.
• Pontuação;
• Crase.
·
Literatura:
• Literatura contemporânea.
• Literatura contemporânea.
AVALIAÇÃO
A avaliação consistirá em um processo
constante e contínuo capaz de intervir positivamente no processo de ensino e
aprendizagem. As avaliações serão realizadas por meio de produção textual
(oralmente e descritivamente), exercícios intra e extraclasse, pesquisas,
atividades individuais (provas objetivas e descritivas) e grupais, com e/ou sem
consultas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário