segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Gramática - Questões relacionadas às classes de palavras



01. Assinale a alternativa errada:

a) A jovem cujo irmão venceu a corrida, senti-se bastante feliz.
b) Os alunos, cujas notas foram baixas, foram reprovados.
c) Sempre admirei mulheres as mais belas possíveis.
d) Sempre admirei as mais belas mulheres.
e) Devemos louvar os homens os mais inteligentes.



02. Em que alternativa o termo grifado indica aproximação:

a) Ao visitar uma cidade desconhecida, vibrava.
b) Tinha, na época, uns dezoito anos.
c) Ao aproximar de uma garota bonita, seus olhos brilhavam.
d) Não havia um só homem corajoso naquela guerra.
e) Uns diziam que ela sabia tudo, outros que não.


03. (USP) Na frase “Meu livro e o de João...” o o é:

a) artigo definido
b) pronome pessoal do caso oblíquo
c) pronome demonstrativo
d) pronome relativo
e) pronome possessivo

04. (ITA) Determine o caso em que o artigo tem valor qualificativo:

a) Estes são os candidatos que lhe falei.
b) Procure-o, ele é o médico! Ninguém o supera.
c) Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho.
d) Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.
e) Muito é a procura; pouca é a oferta.



05. (CEETSP) Determine o único emprego errado do pronome pessoal:

a) Com nós todos já ocorreu isso.
b) Sobre ele e eu pesam sérias acusações.
c) Ajudemo-la que ela não se sente bem.
d) Tua a feres, mas não o fazes impunemente.
e) Põe-nos aqui, foi daqui que tiraste os livros.



06. (Uberlândia) Em uma destas frases, o artigo definido está empregado erradamente. Em qual?

a) A velha Roma está sendo modernizada.
b) A “Paraíba” é uma bela fragata.
c) Não reconheço agora a Lisboa de meu tempo.
d) O gato escaldado tem medo de água fria.
e) O Havre é um porto de muito movimento.



07. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase:
Disse a ________ que sem ________ ela não sabe viver.

a) mim – ti
b) ti – eu
c) eu – ti
d) mim – tu
e) tu – mim


08. (MACK) Em “A maneira como responde é estranha”, a palavra grifada é :

a) advérbio
b) pronome relativo
c) pronome indefinido
d) conjunção subordinada causal
e) conjunção subordinada comparativa.



09. Assinale a alternativa em que os topônimos não admitem artigo:

a) Portugal, Copacabana.
b) Petrópolis, Espanha.
c) Viena, Rio de Janeiro.
d) Madri, Itália.
e) Alemanha, Curitiba.


10. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase inicial:
Enviou de presente um livro para ________ e um disco para ________.
a) eu – tu
b) eu – ti
c) ti – eu
d) mim – ti
e) eu – você

11. Neste período: "Talvez os diretores antevejam uma solução para o caso", indique o modo e o tempo do verbo.

a) subjuntivo - presente
b) indicativo - pretérito perfeito
c) subjuntivo - futuro
d) nenhuma das anteriores



12. Indique a alternativa que contenha o verbo "querer" conjugado na primeira pessoal do singular do futuro do presente (indicativo).

a) Amanhã eu queria ver os cadernos.
b) Amanhã eu quero ver os cadernos.
c) Amanhã eu queira ver os cadernos.
d) Amanhã eu quererei ver os cadernos.


13. "Nem sempre nós ................... (ir - pretérito imperfeito do indicativo) lá com vontade."Indique a conjugação correta.

a) iríamos
b) íamos
c) fôramos
d) vamos




14. Marque a opção em que há erro na identificação da classe da palavra destacada.
a) Júlia é uma executiva SEM parâmetros. - Preposição
b) Ricardo odeia que lhe digam O que é certo. - Artigo
c) Em tempos de mudança de ERA, é preciso estar atento. - Substantivo
d) Os homens assistem PERPLEXOS à revolução hormonal. - Adjetivo


15. Indique a alternativa absolutamente correta. Lembre-se de que estamos tratando agora dos verbos abundantes.

a) O funcionário não deveria ter aceitado a incumbência.
b) O funcionário não deveria ter aceito a incumbência.
c) As duas alternativas anteriores estão corretas.
d) Nenhuma das alternativas está correta.


16. Indique a grafia e leitura corretas do seguinte numeral cardinal: 3.726.

a) Três mil, setecentos e vinte e seis.
b) Três mil, e setecentos e vinte e seis.
c) Três mil e setecentos e vinte e seis.
d) Três mil, setecentos, vinte, seis.

17. Qual das palavras destacadas a seguir não é um adjetivo?

a) As pesquisas eliminaram PARTE da emoção.
b) Os BONS candidatos nem sempre são eleitos.
c) Nas eleições há feriado NACIONAL.
d) As GRANDES empresas patrocinam candidatos.
e) Os resultados são dados no dia SEGUINTE.



18. A frase em que os vocábulos sublinhados pertencem à mesma classe gramatical, exercem a mesma função sintática e têm significado diferente é:

a) Curta o curta: aproveite o feriado para assistir ao festival de curta-metragem.
b) O novo novo: será que tudo já foi feito antes?
c) O carro popular a 12.000 reais está longe de ser popular.
d) É trágico verificar que, na televisão brasileira, só o trágico é que faz sucesso.
e) O Brasil será um grande parceiro e não apenas um parceiro grande.

19. (FUVEST) Assinale a alternativa em que está correta a forma plural:

a) júnior – júniors
b) mal – maus
c) fuzil – fuzíveis
d) gavião – gaviães
e) atlas – atlas



20. Em que alternativa aparecem dois substantivos do gênero masculino?
a) cal, dinamite
b) lança-perfume, champanha
c) alface, telefonema
d) gengibre, omoplata
e) formicida, sentinela












Nenhum comentário:

Postar um comentário