terça-feira, 12 de março de 2013

PLANO DE ENSINO - 2013


Estado de Santa Catarina – Secretaria de Estado da Educação
1ª Gerência Regional de Educação
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER – DESCANSO – SC
Rua Dois de Julho, 543
Código – 761000678060
Fone: (0XX) 49 3623 0254
89910-000 – Descanso – Santa Catarina

LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ANO

CAMPOS CONCEITUAIS


a.  Relações sócio-culturais;
b. Tempo;
c. Espaço;
d. Relações com a natureza.

CONCEITOS ESSENCIAIS


a.  Fala;
b. Escuta;
c. Leitura;
d. Escritura.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

a. Língua;
b. Dialogia;
c. Análise linguística;
d. Gênero;
e. Texto – discurso;
f. Textualidade;
g. Coesão – Coerência;
h. Intertextualidade;
i. Interdiscursividade;
j. Polissemia – Polifonia.


OBJETIVOS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA


            1. Compreender e usar a língua como herança e veículo de participação social, interação dialógica, geradora de significação e integradora do mundo e da própria identidade;
           2. Desenvolver a capacidade de expor ideias com desenvoltura e coerência (na escritura e na oralidade), sabendo ouvir e respeitar opiniões diversas.
          3. Reconhecer, interpretar e produzir gêneros textuais diversos aplicando os mecanismos linguísticos adequados.





CONTEÚDOS:  6º ANO


- Leitura e compreensão de textos (interpretação);
- Tipo e Gênero Textual – Conceito e Produção textual a partir do meio de interação (conto, relato de experiência, fábula, carta, e-mail, classificados, cartão postal, reportagem, posologia, folheto de instrução, relato de pesquisa, charge, poema, texto de opinião, cartaz)
- Reelaboração de ideias
- Expressão oral
- Aspectos gramaticais

1º BIMESTRE
Gênero textual: conto – relato de memórias
Gramática: - Frase, oração, período:
                     - Tipos de Frase
                     - Sujeito e predicado (conceito e atividades)                                                               
Vocabulário contextualizado
Linguagem verbal e não verbal
Ortografia (emprego de s e z;
Acentuação
Construções frasais
Vocativo
Morfologia: - Substantivo
                     - Adjetivo
                     - artigo

2º BIMESTRE
Gênero Textual: Tradição oral – texto explicativo
Gramática e Morfologia:
                                        - pronomes pessoais e indefinidos (estudo e classificação)
                                        - sujeito implícito e indeterminado (conceito e atividades)
                                      - adjunto adnominal
Ortografia: emprego de g e j

3º BIMESTRE
Gênero Textual: relato de pesquisa, charge, poema, texto de opinião, cartaz
Gramática e morfologia:
                                       - adjetivo e locução adjetiva
                                       - pronomes demonstrativos e possessivos
                                       - numeral (conceito classificação e atividades)
Flexão dos Substantivos e Adjetivos (Concordâncias nominal e verbal)
Ortografia: acentuação tônica
Palavras homônimas

4º BIMESTRE
Gênero textual: relato de experiência, fábula, carta, e-mail, classificados, cartão postal
Gramática e Morfologia:
                                      - verbos (tempos, modos e conjugações)
Ortografia: Oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas 



CONTEÚDOS: 7º ANO

- Leitura – interpretação e produção de textos narrativos, dissertativos e descritivos : carta, conto, autobiografia, anúncio publicitário, sinopse, poema, seminário, notícia, reportagem
- Correspondências informais
- Máximas e mínimas
- Provérbios
- Coesão e coerência

1º BIMESTRE
Gênero Textual: carta, autobiografia, conto
Gramática e Morfologia:
                                       - Sujeito(revisão)
                                       - Oração sem sujeito
                                       - Predicado (verbal e nominal)
                                       - Predicativo do sujeito
                                       - Verbo (modo subjuntivo)
                                       - Substantivos (revisão)

                              
Ortografia: - acentuação dos monossílabos
                  - emprego de X e CH

2º BIMESTRE
Gênero Textual: anúncio publicitário, poema
Gramática e morfologia: - advérbio
                                        - locução adverbial
                                        - classificação dos verbos (modo indicativo: irregulares)
                                        - transitividade verbal (verbos transitivos e intransitivos)
                                        - objetos direto e indireto
                                        - preposição
Ortografia:

3º BIMESTRE
Gênero Textual: seminário, notícia
Gramática e Morfologia: - linguagem figurada
                                         - adjunto adnominal
                                         - aposto
                                        -vocativo
- Ortografia: emprego de são – ção – ssão 
- Acentuação das paroxítonas


4º BIMESTRE
Gênero Textual: notícia, reportagem
Gramática e morfologia: -  interjeição
                                        - verbo imperativo
                                        - pontuação
                                       
Ortografia: emprego e j e g



AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá em um processo constante e contínuo capaz de intervir positivamente no processo de ensino e aprendizagem. As avaliações serão realizadas por meio de produção textual (oralmente e descritivamente), exercícios intra e extraclasse, pesquisas, atividades individuais (provas objetivas e descritivas) e grupais, com e/ou sem consultas.





PLANO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA–Ensino Médio
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO 
  • Criar situações para que o aluno perceba que o ensino de Língua Portuguesa é entendida como a própria linguagem posta em ação;
  • Levar a perceber que a compreensão da língua é uma forma específica de interagir com o mundo;
  • Oportunizar ao aluno um entendimento melhor de si mesmo por meio da linguagem;
  • Reconhecer o papel da linguagem na criação estética, na construção de relações humanas significativas e no desenvolvimento da compreensão das relações sociais;
  • Possibilitar a reflexão e o senso crítico;
  • Desburocratizar o ler, o escrever e o falar, garantindo o efetivo domínio das atividades verbais e o contato vivo com o fazer literário;
  • Refletir sobre a comunicação e os meios de comunicação de que o homem dispõe para se comunicar e reconhecer neles formas de ser, viver e conviver;
  • Desenvolver estratégias de leitura
  •          Oportunizar o conhecimento dos diferentes tipos de romance situando-os no tempo e espaço e ampliando o conhecimento sobre cada fato histórico na realidade;

  • Conscientizar e despertar o senso crítico no aluno para o significado verdadeiro da palavra cidadão;
  •  Manter contato com diversos portadores de textos, inserindo-se no contexto social como ser transformador da realidade;
  •   Desenvolver a capacidade de comunicar-se por meio da norma culta;
  •    Produzir textos de gêneros diversos;
  • Conhecer e valorizar a cultura local e regional.



3º Ano - Ensino Médio
CONTEÚDOS

1.º Bimestre
·         Leitura, interpretação e Produção textual( alguns gêneros)
·         Linguagem:
·         • Regionalismo, Gírias, Estrangeirismo.
·         Gramática:
Classes gramaticais (revisão)
·         • Orações coordenadas e subordinadas
·           Regência Nominal e Verbal
·          
·         Literatura:
• Pré-Modernismo;
• Vanguardas Europeias

2.º Bimestre
·          Leitura, interpretação e Produção textual ( carta do e ao leitor e carta argumentativa)

Gramática:
Concordância Nominal e Verbal
Ortografia
·         Literatura:
• Modernismo: 1ª, 2ª e 3ª fase;

·         3.º Bimestre
·         Leitura, interpretação e Produção textual: texto argumentativo
·         Gramática:
·         Regência verbal e nominal
Ortografia

·         Literatura:
·         Pós- Modernismo

·         4.º Bimestre
·         Leitura, interpretação e Produção Textual (Artigo de Opinião e dissertação)
·         Gramática:
·         Colocação pronominal
• Pontuação;
• Crase.
·         Literatura:
• Literatura contemporânea.

AVALIAÇÃO

          A avaliação consistirá em um processo constante e contínuo capaz de intervir positivamente no processo de ensino e aprendizagem. As avaliações serão realizadas por meio de produção textual (oralmente e descritivamente), exercícios intra e extraclasse, pesquisas, atividades individuais (provas objetivas e descritivas) e grupais, com e/ou sem consultas.